Análise de Moeda

Horizen

Escrito por
Lorenzo Frazzon
em
14
de
Jan
de
2019

Horizen: peer-to-peer com segurança e privacidade

Horizen está desenvolvendo um amplo sistema econômico peer-to-peer e com foco em privacidade e segurança para o envio/recebimento de dinheiro, mensagens e até mídia ao redor do mundo.

O Horizen quer ser a primeira plataforma privada, descentralizada e confiável do mundo para comunicação, transações e mídia (dados, arquivos e documentos). A equipe do Horizen está desenvolvendo oito soluções separadas: ZEN (moeda), ZenChat, ZenPub, ZenHide, ZenGrid, InstaZen, ZenDAO e ZenNodes. O Horizen foi lançado em 30 de maio de 2017, com o nome de ZenCash, como um fork (divisão da rede) do ZClassic, que por sua vez era um fork do ZCash. A mudança de nome ocorreu esse ano como estratégia de rebranding para se desvincular do ZCash.

Equipe

O fundador e CEO do projeto é Rob Viglione, ele é físico e matemático de formação, atualmente cursa PhD em economia com foco em criptografia. Ele trabalhou durante vários anos em áreas especiais na US Air Force e depois liderou a equipe principal do ZClassic.

Rolf Versluis é um experiente profissional de TI com experiência como oficial na área nuclear da US Submarine Force. Atualmente também administra uma grande operação de mineração e é muito envolvido com a comunidade e sempre mantém todos informados sobre a evolução do projeto.

Atualmente a equipe conta com 33 profissionais, sendo a grande maioria voltada ao desenvolvimento técnico do projeto. Porém existem equipes específicas de desenvolvimento de negócios (em todas regiões do mundo) e também de marketing.

Chama a atenção a parceria com a IOHK (Input Output Hong Kong), empresa co-fundada por Charles Hoskinson que também é advisor do projeto. Hoskinson é um dos fundadores do Ethereum e Cardano, atualmente na IOHK ele lidera o desenvolvimento do Cardano, que é um dos maiores projetos do mundo de criptos. A IOHK também atua no desenvolvimento do Ethereum Classic. Sua presença no projeto é sinal de que no futuro poderá haver alguma sinergia entre os projetos.

Plataforma

O Horizen utiliza o algoritmo Equihash, que é um protocolo de mineração de prova-de-trabalho (PoW) que faz uso intenso de memória. Em linha com os objetivos gerais focados em privacidade da rede, o Horizen utiliza diversas implementações de criptografia, como zkSNARKs e endereços protegidos.

O zkSNARKs é uma solução de criptografia em que cada parte pode verificar se possui um conjunto específico de informações sem realmente revelar quais são as informações. Por exemplo, em uma transação, uma parte pode verificar o valor de x sem revelar qual é o valor de x.

O uso de zkSNARKs também oferece a capacidade de usar dois tipos de endereços. O primeiro tipo é o endereço t, que permite transações semelhantes ao Bitcoin. O segundo tipo, os endereços z, são conhecidos como endereços "protegidos" porque as transações permanecem privadas ocultando os endereços do remetente e do destinatário, assim como o valor da transação.

Além do zkSNARKs e dos endereços protegidos, o protocolo possui nodes com funções bem específicas e adicionais, chamados de Secure Nodes e Super Nodes.

Os Secure Nodes operam de maneira semelhante aos nodes tradicionais, mas possuem recursos de segurança adicionais. Operadores de Secure Nodes são necessários para manter certificados SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security). A comunicação é criptografada de nós para nós e de clientes para nós. Os Secure Nodes precisam stakear (travar) 42 ZEN e tem o poder de enviar transações protegidas.

Os Super Nodes são mais poderosos que os Secure Nodes e, como resultado, têm maiores requisitos, são necessário travar 500 ZEN. Super Nodes são encarregados de gerenciar funções críticas de rede e sistemas. Os Super Nodes podem fazer rastreamento e pagamentos On-Chain assim como a criação de sidechains de diversas camadas para aprimorar o protocolo Horizen para serviços que possam ser desenvolvidos no futuro.

Oferta

O Horizen tem uma oferta máxima de 21 milhões e foi inicialmente distribuído com um airdrop de 1 ZEN para 1 ZClassic, para todos que tinham um ZClassic antes do bloco 100.000. Importante lembrar que não houve pré mineração de moedas para a equipe, isso é um bom sinal. Atualmente já existem em torno de 4.8 milhões de moedas em circulação, negociadas em exchanges como Binance, Bittrex, OKEx e UpBit, com um volume médio em torno de US$ 600 mil.

Um dos principais argumentos do Horizen para seu modelo de recompensas é que as regras de consenso do Bitcoin não incentiva partes interessadas como operadores de full nodes. Originalmente, as recompensas do bloco do Horizen (ZenCash) rendiam 3,5% para os operadores dos full nodes. O Horizen mudou de nome e seu modelo de recompensa em julho de 2018, além de introduzir uma nova classe de nodes.

As recompensas por bloco atualmente são divididas entre cada um dos quatro grupos:

- Secure Nodes - 10%

- Super Nodes - 10%

- Mineradores - 70%

- Tesouraria - 10%

Os fundadores e diretores da Horizen Blockchain Foundation são responsáveis ​​pela administração dos recursos da tesouraria, até que a comunidade possa governar o tesouro. Existe o projeto para a gestão dos recursos se tornar uma organização autônoma descentralizada (DAO) o que tornará a gestão mais justa, transparente e ainda fornecerá incentivos econômicos para a participação.

Demanda

Moedas com foco em privacidade, como Monero e ZCash, sempre foram unanimidades entre especialistas do mercado como moedas de grande potencial. Mas atualmente a demanda e uso delas ainda é muito baixo e restrito a mercados duvidosos.

O recente investimento de US$ 6.3 milhões da Grayscale, que é o braço de investimentos do renomado Digital Currency Group (DCG), para criação de um Trust de Investimentos na moeda, chamou a atenção do mercado. Isso deve fazer com que a moeda ganhe mais exposição, além disso a entrada em novas exchanges deve ajudar no aumento do uso e expansão da comunidade.

Recomendação

A rede de Secure Nodes foi lançada em julho e já existem 13.000 Secure Nodes em operação globalmente. Isso é extremamente positivo e é um dos indicadores mais robustos do projeto Horizen.

Na nossa opinião, Horizen é uma das criptos mais subavaliados. Tem uma equipe fenomenal, uma comunidade engajada e um roadmap ousado. Ele está começando a ter um pouco de publicidade depois do Digital Currency Group, que é um dos maiores investidores do mundo das criptomoedas, se tornar um grande investidor da moeda.

Horizen é um projeto com potencial de valorizar de 20 a 50 vezes nos próximos 12 a 18 meses. Se você quer uma moeda de privacidade com potencial extraordinário, que seja uma literal Moonshot Coin, Horizen é uma das mais promissoras disponíveis atualmente.

Receba gratuitamente nossos e-mails com dicas e orientações 😉

Seu cadastro na newsletter foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Oops! Alguma coisa deu errado na hora de enviar sua inscrição 😢.