Análise de Moeda

Bitcoin Cash

Escrito por
Lorenzo Frazzon
em
11
de
Jan
de
2019

Bitcoin Cash - O filho rebelde

O Bitcoin Cash é uma divisão (hard fork) da rede do Bitcoin que ocorreu em 1 de agosto de 2017 devido a uma falta de consenso entre a comunidade gestora do Bitcoin. Seus defensores argumentam que este é o verdadeiro dinheiro digital originalmente pensado por Satoshi Nakamoto, pois com ele pagamentos sem intermediários (peer-to-peer) podem ser feitos rapidamente e com baixo custo.

Devido ao expressivo crescimento no volume de transações de bitcoins entre 2015 e 2017, a rede Bitcoin passou a enfrentar sérias de dificuldades para atender todos os seus usuários com agilidade e baixo custo. Grandes discussões ocorreram entre a comunidade gestora do Bitcoin para solucionar estes problemas, originando propostas divisivas entre os decisores.

De um lado, um grupo defendia a escalabilidade do Bitcoin Core através de novas implementações SegWit como as SideChains, que tem o projeto da Lightning Network como o maior expoente. Na outra ponta, outro grupo defendia uma proposta que não envolvia tais implementações, mas sim o aumento do tamanho dos blocos de informação armazenados na Blockchain do Bitcoin.

Não havendo consenso sobre um caminho único, a rede foi então dividida em duas, cada uma com uma proposta de solução distinta para os desafios de escalabilidade: manteve-se o Bitcoin (core) com a proposta do SegWit e criou-se o Bitcoin Cash com a proposta do aumento de bloco.

Equipe

Atualmente a equipe de desenvolvimento é composta pelos times do Bitcoin Unlimited, Bitcoin ABC, Bitprim, Parity Bitcoin, entre outros. Esses times são muito bem reconhecidos pela comunidade de criptomoedas. Além disso, no repositório do GitHub podemos ver também que outros desenvolvedores independentes têm começado a ajudar no desenvolvimento do protocolo. A equipe do Bitcoin Cash, portanto, não é composta somente por um desenvolvedor, como foi muito dito pelos críticos do projeto.

Plataforma

A equipe do projeto defende que segue a visão de Satoshi Nakamoto de construir um dinheiro P2P de fato, e argumenta que para isso ocorrer, a melhor solução seria utilizar blocos maiores.

Para isso o projeto se concentra em desenvolver uma solução OnChain, ou seja, no próprio blockchain sem utilizar outras camadas em cima da rede atual. Eles discordam da segurança de soluções SideChains utilizadas no Bitcoin como a Lightning Network. Até o momento, a solução do Bitcoin Cash têm atendido as expectativas, porém, prevendo o aumento do número de transações, novos aumentos no tamanho do bloco estão sendo programados para suportar a possível demanda maior.

Popularidade

A inclusão do Bitcoin Cash em exchanges como a Coinbase (maior exchange do mundo) e formação de parcerias, como a feita com a plataforma de pagamentos BitPay, tendem a aumentar o uso do Bitcoin Cash, principalmente como meio de pagamento em função das taxas mais baixas.

O marketing muito agressivo, capitaneado por Roger Ver, que é conhecido por ter sido o 1º investidor em empresas do setor de criptomoedas, também tem ajudado na sua disseminação.

O número de transações diárias na rede cresceu mais de 300% nos últimos 3 meses, surpreendendo inclusive os críticos do projeto. O aumento do número de transações e de volume transacionado na rede, é um dos mais importantes indicadores de geração de valor no mundo das criptomoedas.

Liquidez

O Bitcoin Cash tem sido negociado em todas as grandes exchanges e recentemente passou ser negociado também na Coinbase. Existem defensores que acreditam que em breve o Bitcoin Cash assumirá o lugar do Bitcoin. Contudo, esse é um ponto muito polêmico, que têm gerado debates acalorados na comunidade de criptomoedas, onde os lados chegam a brigar e perder o respeito. Acreditamos que ambas as moedas podem co-existir.

O volume diário de BCH negociado gira em torno de U$ 500 milhões sem concentração expressiva em nenhuma exchange, sendo a exchange HitBTC a maior detentora, com 20% do volume.

Recomendação

O Bitcoin Cash possui um objetivo claro desde que foi criado: ser usado como uma criptomoeda para pagamentos com baixas taxas de transação. Não podemos negar que a influência dos líderes do projeto sobre a comunidade de criptomoedas é ponto muito positivo para uma adoção cada vez maior da criptomoeda.

Acreditamos que esta batalha entre as duas moedas poderá se intensificar nos próximos meses e, por essa razão, sugerimos comprar Bitcoin Cash na proporção de 1 para cada 1 Bitcoin que você tiver. Tal estratégia protege o investidor contra um eventual insucesso do Bitcoin Core na implementação das tão necessárias melhorias voltadas à escalabilidade.

Pronto para comprar criptomoedas?
Comece agora com R$ 100

Seu cadastro foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Oops! Alguma coisa deu errado na hora de enviar seu cadastro 😢.