Glossário

Aprenda os termos mais importantes de criptomoedas e blockchain.

Airdrop

Procedimento de distribuição de tokens que distribui tokens gratuitamente como recompensa para quem possui uma criptomoeda ou token específico, como Bitcoin ou Ethereum. Esse processo geralmente é utilizado para divulgar um novo token ao mercado.

Altcoin

Denominação de qualquer criptomoeda que não seja o Bitcoin.

Candle

Em português, vela, é a representação gráfica da variação de preço.

Candlestick

É uma técnica de análise gráfica de mercado.

Cold Wallet

São carteiras de criptomoedas não conectadas à internet.

Dapp

É uma aplicação descentralizada que permite a interação direta entre usuários e recursos sem a necessidade de um órgão central.

Dump

Movimentações anormais no preço que geram quedas, normalmente são motivadas por notícias muito exageradas ou grandes volumes negociados.

ERC20

É um padrão de token criado na rede do Ethereum. É utilizado na maior parte dos ICOs.

ETF

ETF é a sigla para Exchange Traded Funds. São fundos negociados como ações em um ambiente de bolsa. O objetivo deste tipo de investimento é replicar o desempenho de algum índice, como o Ibovespa ou uma commodity, como o Ouro.

Exchange

Uma plataforma onde criptomoedas podem ser compradas, trocadas ou vendidas. Ela pode ser centralizada, quando uma empresa controla e intermedia as negociações entre as pessoas, ou descentralizada, quando as negociações acontecem diretamente em peer-to-peer.

FUD

É um acrônimo para Fear (Medo) Uncertainty (Incerteza) Doubt (Dúvida). É uma prática de marketing que consiste em desacreditar um produto ou serviço.

Fiat

É uma moeda emitida por um órgão central e não tem valor lastreado em ouro ou prata, por exemplo, seu valor advém apenas da confiança de quem usa em quem as emitiu.

Fork

Uma mudança nas regras de uma criptomoeda que cria duas versões separadas do blockchain. Hard forks são alterações que não são compatíveis com regras anteriores.

GitHub

Rede social onde desenvolvedores podem armazenar o código de seus projetos e contribuir com projetos de outros desenvolvedores.

Hard Fork

Hard Fork é uma mudança de regras em uma criptomoeda que acaba criando duas versões de uma blockchain. Tais alterações não são compatíveis com regras anteriores. O Bitcoin Cash, por exemplo, nasceu de um hard fork.

Hard Fork

Uma mudança nas regras de uma criptomoeda que cria duas versões separadas do blockchain. Hard forks são alterações que não são compatíveis com regras anteriores.

Hashrate

O hashrate mostra o poder de processamento de uma rede descentralizada como a do Bitcoin, por exemplo. Quanto maior melhor, pois maior é o poder computacional e consequentemente a segurança da rede.

Hodl

É um trocadilho com a palabra "hold" (manter, segurar, deter). Hodl significa resistir à venda dos ativos digitais durante uma queda de mercado ou quando uma moeda perde muito valor.

Hold

Segurar o ativo pensando em sua valorização a longo prazo, não realizando venda mesmo em períodos de baixa.

Indicador IFR

É um indicador em formato de linha que pode variar entre 0 e 100. Ele funciona como um medidor de energia do mercado, ele mede se o preço já subiu ou caiu muito e se precisa tomar gás antes de continuar na tendência principal.

Initial Coin Offering (ICO)

Ou Oferta Inicial de moeda, é uma forma que projetos e empreendimentos encontraram para levantar fundos para financiar o desenvolvimento

Lightning Network

Proposta de mudança para o Blockchain do Bitcoin que visa gerar transações mais rápidas e melhorar a escalabilidade. Envolve a criação de canais de pagamento bidirecionais.

Linha de Tendência de Alta (LTA)

É uma linha diagonal que liga no mínimo dois fundos ascendentes, traçada a partir do fundo mais baixo da tendência. Tem o objetivo de monitorar a tendência de alta do preço de um ativo.

Linha de Tendência de Baixa (LTB)

É uma linha diagonal que liga pelo menos dois topos de preço descendentes e é traçada a partir do topo mais alto da tendência. Quando ela é superada, crescem as possibilidades de o ativo ter um impulso de alta.

Mercado OTC

Negociações realizadas fora das exchanges, onde grandes investidores compram e vendem ativos sem ter que colocar ordens em um livro de ofertas

Mineracão

É o processo pelo qual as transações são verificadas, compiladas e adicionadas a uma Blockchain. É uma parte essencial de muitas criptomoedas, dando segurança ao processamento das transações.

Mining pool

Em português, piscina de mineração. São grupos de pessoas ou empresas que se unem para compartilhar o poder computacional entre si para facilitar a mineração de criptomoedas. Os recursos minerados também são compartilhados.

Multi Wallet

Carteira de criptomoedas que permite que suporta várias moedas.

Proof of Work (PoW)

Proof of work ou prova de trabalho, é o algoritmo de consenso utilizado pela rede do Ethereum.

Pump

É um esquema que tenta influenciar investidores a comprar um ativo utilizando-se de declarações falsas ou enganosas com o objetivo de valorizar o mesmo.

Securities Exchange Comission (SEC)

Versão americana da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.

Short Squeeze

Short Squeeze é o nome do movimento repentino de forte valorização de um ativo, em função do fechamento de posições de investidores que estão operando vendido.

Stable Coins

Esse tipo de projeto tem como objetivo trazer ao mercado de criptos mais estabilidade e facilitar a função como unidade de conta para as criptomoedas.

Stop loss

Um stop loss é uma ordem de venda colocada com o objetivo de limitar a perda do investidor em determinado valor.

Wallet

É o local onde criptomoedas como o Bitcoin são armazenadas. Mais especificamente, as moedas são armazenadas na própria Blockchain - para a qual a carteira fornece o acesso mediante a utilização de chaves privadas de segurança.

Whitepaper

Uma descrição formal e cientificamente escrita de uma ideia ou projeto. Whitepapers cobrem a teoria e as aplicações práticas das criptomoedas, assim como muitos detalhes técnicos.

Receba gratuitamente nossos e-mails com dicas e orientações 😉

Seu cadastro na newsletter foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Oops! Alguma coisa deu errado na hora de enviar sua inscrição 😢.