Quer receber conteúdos de alto impacto?

Faça como dezenas de investidores, deixe seu email e receba nossos conteúdos diretamente no seu email.

Seu cadastro na newsletter foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

3 passos para começar a investir em Bitcoin

Criptomoedas

Escrito por

Pedro Camara

em

8

de

Aug

de

2019

MEIO
3 passos para começar a investir em Bitcoin

Cada dia é mais comum ouvirmos falar sobre Bitcoin. Geralmente o assunto está ligado a pessoas que acumularam grandes rendimentos nos últimos anos investindo na criptomoeda. Neste artigo, vou explorar alguns itens importantes para considerar antes de começar a investir em Bitcoin e algumas dicas para começar.


O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital criptografada, ou apenas criptomoeda, que tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos, desde entusiastas da tecnologia até grandes investidores institucionais.

O grande diferencial do Bitcoin, é o fato de ele não ser controlado por nenhum governo e não estar sujeito a inflação, esses dois itens, despertam muito interesse do público pelo ativo.


Como investir em Bitcoin?

Vamos ao que interessa, como começar a investir em Bitcoin. Antes de começar a investir, é preciso estar ciente que Bitcoin é um ativo com alta volatilidade. Isso quer dizer que no curto prazo, em questão de dias ou até mesmo horas ou minutos, o preço pode valorizar ou desvalorizar absurdamente, já ocorreram momentos em que o Bitcoin valorizou mais de 10%, 20% ou 30% em questão de minutos.

Para que você possa investir com mais tranquilidade, vou apresentar 3 pontos que você deve estar ciente antes de começar e não arriscar perder seu dinheiro com algo que não conhece, vamos lá?


1 - Compre em plataformas seguras e confiáveis

Existem várias maneiras de comprar Bitcoin, apresentei algumas das principais maneiras de comprar Bitcoin em nosso artigo: Como e por que investir em criptomoedas. No Brasil, as plataformas mais utilizadas são as exchanges de criptomoedas, e elas são bastante numerosas.

Exchanges em geral, são plataformas simples de se utilizar, porém exigem do usuário alguns cuidados e análise para escolher a melhor de acordo com seu perfil. Há alguns pontos a avaliar antes de comprar em uma plataforma desse tipo, são eles:

1 → Analisar com bastante cuidado as taxas aplicadas pela exchange, algumas cobram taxas maiores que as outras. Há exchanges que cobram altas taxas para depósitos e resgate, e todas elas irão cobrar taxas por cada compra e venda que realizar.

2 → Verificar se a exchange possui um CNPJ válido ajuda a garantir que é uma empresa séria que se preocupa com seus clientes. Você pode pesquisar o CNPJ da empresa aqui: Receita Federal.

3 → Também é possível pesquisar no Reclame Aqui a reputação da Exchange. Há muitas que não se preocupam com seus clientes e acabam gerando dores de cabeça para quem pretende começar a investir em Bitcoin.


2 - Pense a longo prazo

Como comentei acima, temos que entender que no curto prazo o preço do Bitcoin está sujeito a variar muito. Por isso, devemos ter ciência disso e não entrar em pânico quando ocorrer uma queda. A magia do Bitcoin está no longo prazo. Quer um exemplo? Vamos lá. 

Se você tivesse comprado 1 Bitcoin em Janeiro de 2019, você teria pago aproximadamente R$ 15.000,00. Hoje, dia 08 de Julho 1 BTC vale aproximadamente R$ 46.500,00, uma valorização de mais de 300% em pouco mais de 6 meses. Volto a repetir, não se assuste ou se empolgue com o preço no curto prazo, pense a longo prazo.

Além disso, investir em Bitcoin pensando no longo prazo demanda muito menos tempo de estudo e evita muito estresse acompanhando gráficos ou tentando adivinhar topos e fundos. 

Pense em Bitcoin sempre como um investimento para longo prazo. Se você comprar um pouquinho de Bitcoin todo mês, em questão de algum tempo, você terá um ótimo capital alocado nesse ativo indispensável para qualquer investidor moderno.

3 - Guarde seus Bitcoins em segurança

É comum ver notícias de pessoas que ganharam muito dinheiro com Bitcoin. Disso já sabemos, mas também é comum notícias de pessoas que perderam muito dinheiro com a criptomoeda por não cuidarem da segurança na hora armazenar os Bitcoins. 

É essencial, quando você compra Bitcoin em uma exchange ou de outra pessoa, por questões de segurança, utilizar uma boa carteira de criptomoedas e ficar atento a itens de segurança indispensáveis para evitar perder o acesso a sua carteira ou ser roubado por hackers.

Entenda mais sobre isso no  artigo técnicas para garantir a segurança de suas criptomoedas. Seguindo essas dicas, é possível garantir um nível de segurança mais robusto e proteger seus Bitcoins.


Bônus - Não acredite em promessas que irão multiplicar seus Bitcoins

Existem muitos projetos e tecnologias surgindo com o objetivo de gerar ainda mais ganhos com Bitcoin e criptomoedas. Alguns desses projetos são sérios e tem por objetivo ajudar os interessados a investirem em Bitcoin, mas junto com eles, muitos projetos fraudulentos acabam surgindo. Um fator em comum destes projetos é vender um lucro garantido, e geralmente muito acima do mercado, também vendem a promessa de ficar rico do dia para a noite.

Para identificar esses projetos fraudulentos, observe alguns itens básicos, que geralmente todos possuem em comum.

1→ Geralmente esses projetos oferecem um ganho certo e fixo todo mês ou ainda todo dia. Em um mercado volátil como o do Bitcoin, isso é praticamente impossível.

2 → Promessas de multiplicação de capital em curto período de tempo também são comuns. No geral, não acredite em promessas de ganho fácil.

3 → Recentemente a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) criou uma página na web dedicada a alertar os investidores a respeito de ofertas irregulares já autuadas pela entidade. Além de também explicar o mecanismo de funcionamento dos principais golpes.

Existem vários outros pontos, mas isso podemos deixar para outro artigo. Mas para adiantar, você pode conferir nosso artigo sobre SCAMs, um tipo de projeto fraudulento bastante comum no mercado.

Com essas dicas simples, é possível se proteger e começar a investir em Bitcoins com um pouco mais de tranquilidade. O conhecimento e o estudo serão sempre seus melhores aliados para evitar cair em uma roubada. Em um mercado relativamente novo, como o do Bitcoin, pode parecer um pouco complicado à primeira vista, mas dedicando seu tempo para estudar e aprender é possível extrair o melhor desse novo mercado.


Como Investir em Bitcoin na Investtor?

A Investtor é uma plataforma para compra e venda de Bitcoin e outras criptomoedas. Não somos uma exchange, somos ainda melhores. Aqui na Investtor você não precisa se preocupar em dedicar horas procurando os melhores projetos para investir, nosso time de especialista faz isso para você, além disso, garantirmos a segurança de suas criptomoedas, tirando outro peso dos seus ombros.

Para comprar Bitcoin na Investtor é bastante simples, basta realizar seu cadastro na plataforma, escolher a Estratégia Bitcoin e informar o quanto deseja investir. Tudo  simples e sem nenhuma dor de cabeça. Após a identificação de sua transferência em nossa conta, você receberá um e-mail confirmando sua compra e poderá consultar seu saldo em nossa plataforma.

Pedro Camara

CTO, Desenvolvedor Full-stack