Quer receber conteúdos de alto impacto?

Faça como dezenas de investidores, deixe seu email e receba nossos conteúdos diretamente no seu email.

Seu cadastro na newsletter foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

O que é volatilidade?

Mercado

Escrito por

Lorenzo Frazzon

em

17

de

Sep

de

2019

O que é volatilidade?

Embora comprar Bitcoin seja um excelente investimento de longo prazo, as criptomoedas carregam um risco maior no curto prazo, pois o preço delas apresentam grande variação diariamente. E essa variação de preço é o que chamamos de volatilidade.

Uma pergunta que ouço constantemente é se o preço do bitcoin vai subir ou descer nos próximos dias. Mas verdade seja dita: é impossível ter uma resposta exata sobre esse assunto e quem diz ter certeza da movimentação dos preços do bitcoin está apenas especulando.

Se formos falar a realidade estatística, a chance de subir ou cair é de 50% para ambos, mas isso não quer dizer que seja impossível ganhar dinheiro nesse mercado. Até porque, com o passar do tempo esse risco de instabilidade do preço é reduzido ao longo dos meses e anos, e quem investir com prudência e de forma constante vai acumular um bom lucro - isso já ficou comprovado estatisticamente em mercados voláteis como na bolsa de valores e no mercado do Bitcoin.

Basicamente, a volatilidade deve ser encarada como um risco de curto prazo, mas que é reduzido com o passar do tempo, para isso, é importante entender os gráficos de movimentação.

Lembre-se: O risco da volatilidade tende a ser ainda maior quando usamos o dinheiro que talvez seja necessário no curto prazo, ou seja, caso compre Bitcoin ou ações e precise resgatar o valor, poderá ser obrigado a resgatar com prejuízo.


A volatilidade do Bitcoin

O BItcoin é uma tecnologia bastante nova, está a pouco mais de 10 anos no mercado, e ganhou a atenção do público em geral a bem menos tempo. Esse fator, combinado com a falta de regulação e o risco de manipulação de mercado tornam o Bitcoin e as criptomoedas em geral, um dos ativos com maior volatilidade do mercado, por isso é preciso se preparar antes de comprar seus primeiros Bitcoins.

É importante estar ciente de que poderão ocorrer grandes movimentos em curto espaço de tempo, como já falamos em nosso artigo 3 passos para investir em Bitcoin, no Bitcoin é totalmente aceitável uma variação de 10% ou mais em questão de minutos.

Segundo um estudo feito pelo portal Cointimes em maio deste ano, a volatilidade anualizada do Bitcoin estava em torno de 63%, isso quer dizer que o preço pode subir ou cair até 63% no prazo de um ano. Para se ter uma base de comparação, a volatilidade da Bolsa de Valores brasileira está em torno de 23%.

Um exemplo real. Ano passado o bitcoin caiu 70% e esse ano já subiu mais de 200% até o momento.Isso fez com que a volatilidade anualizada do Bitcoin chegasse em 100% no mês de agosto.

Recentemente, o preço do petróleo também apresentou uma alta volatilidade de um dia para o outro, após o atentado na Arábia Saudita, o petróleo caiu 20% no dia seguinte, e nos dias seguintes caiu mais 7%. O petróleo continua com forte volatilidade devido às incertezas do mercado.

E como lucrar com a Volatilidade do Bitcoin?

Apesar da forte volatilidade abrir a possibilidade para muitas operações de curto prazo, o risco de errar é bastante alto, e um erro com um nível de volatilidade alto é bastante perigoso. Trade com Bitcoin e criptomoedas (até mesmo com ações) exige muito estudo e conhecimento, só faça trades após muito estudo e um bom tempo de mercado.

A melhor forma para construir seu patrimônio é comprar um pouco todo mês, também é interessante ter uma reserva para comprar em momentos de forte queda. Evite comprar após um forte movimento de alta, como diz o maior investidor da atualidade, Warren Buffet: "Compre ações ao som dos canhões e venda ao som dos violinos".

Aqui na Investtor queremos que nossos clientes estejam cientes e alinhados com seus objetivos pessoais ao comprar Bitcoin. Por isso, estimulamos o investimento gradual e constante.

Inclusive, essa forma de investir em Bitcoin foi comprovadamente testada e afirmada nesse recente artigo escrito para o Predict, no Medium. Faça da volatilidade sua amiga e tenha uma estratégia alinhada com a formação de patrimônio no longo prazo.

Estude, teste e compre Bitcoin. Faça parte desse mercado promissor com consciência e planejamento.

Lorenzo Frazzon

CSO, Economista