Quer receber conteúdos de alto impacto?

Faça como dezenas de investidores, deixe seu email e receba nossos conteúdos diretamente no seu email.

Seu cadastro na newsletter foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

O que é e como fazer trade de criptomoedas

Criptomoedas

Escrito por

Pedro Camara

em

22

de

Aug

de

2019

TOPO
O que é e como fazer trade de criptomoedas | Investtor

Se você chegou até aqui, já deve ter escutado falar sobre trade, certo? Mas afinal, o que é trade, e como fazer trade com criptomoedas? Vou responder essas duas perguntas neste artigo, vamos lá!

O que é trade?

Em termos simples, trade é "comprar barato" um ativo (ação, commodities, moedas, criptomoedas, etc) e "vender caro". Um termo comum utilizado para descrever esse movimento é o famoso "comprar na baixa e vender na alta".

Na teoria, é um conceito bastante simples e fácil de entender por qualquer pessoa. É interessante destacar que é  comum às pessoas ficarem encantadas e com o sentimento de ter descoberto uma mina de ouro ao ouvir pela primeira vez sobre o assunto.

Mas na prática, trade vai muito além disso, para acertar os momentos de alta e baixa nos ativos é necessário muito estudo, conhecimento de técnicas para ler os gráficos e entender os movimentos do mercado e ainda em alguns casos, é necessário um profundo conhecimento do mercado.


O que saber antes de fazer trade?

Para começar, trade é uma atividade de alto risco, e se praticada sem um bom planejamento e conhecimento sobre o mercado, há grandes chances de perder todo o capital utilizado para a atividade. Por isso, comece com pouco capital para treinar, caso você perca, o prejuízo não será relevante.

No mercado, existe a profissão Trader, muitas pessoas tem o trade como única forma de receita. Isso é totalmente aceitável, mas para fazer do trade uma profissão rentável, e não apenas um hobbie, estude e conheça todos os conceitos básicos de trade.

Depois de conhecer os conceitos, você precisará dedicar boa parte do seu dia estudando os gráficos e buscando boas oportunidades. Para isso, você precisa de uma boa estratégia para gerenciar seu risco, precisa saber o quanto está disposto a perder e o quanto pretende ganhar com uma negociação.

Esteja com suas emoções em dia e mantenha a estratégia. Um dos maiores erros dos traders iniciantes é não avaliar o risco, é comum pensarmos em manter um trade por "mais um pouquinho" para não encerrar a transação no vermelho ou mesmo para ganhar mais, é nesse momento que o mercado pode virar e zerar seus ganhos ou mesmo gerar prejuízos.

Como fazer trade de criptomoedas?

Trade com criptomoedas é uma atividade bastante comum. Geralmente é através do trade que a maioria das pessoas passa a conhecer criptomoedas, isso porque é um mercado bastante volátil, ou seja, os preços mudam rapidamente, abrindo muitas oportunidades de negociação no curto prazo.

Para começar a fazer trade em criptomoedas, primeiro você precisará criar uma conta em uma exchange de criptomoedas, validar seu cadastro (algumas exchanges irão solicitar o envio de alguns documentos) e em seguida realizar uma transferência da sua conta bancária para a exchange.

Depois de confirmado seu depósito na plataforma, você poderá escolher uma das criptomoedas listadas na exchange para começar a fazer trades. No Brasil, praticamente todas as exchanges oferecem negociações de Bitcoin e Ethereum. Há também exchanges que oferecem outras criptomoedas, como o Bitcoin Cash, XRP (Ripple), Litecoin, Stellar, basta escolher sua favorita.

Para começar, você pode utilizar  das técnicas de análise gráfica, que detalhamos em nosso artigo conceitos básicos de trade. Com isso,você poderá começar a negociar a criptomoeda escolhida e buscar resultados positivos e aumentar o seu capital.


Quais as vantagens do trade?

Com trade, é possível aproveitar os movimentos diários do mercado, e acumular pequenos ganhos (ou perdas, caso não acerte o trade) a cada transação realizada. Caso você tenha sucesso e consiga manter um histórico positivo, você verá seu saldo em criptomoedas aumentando gradativamente.

Além disso, o trade é muito importante para o mercado. São os traders que criam a liquidez no mercado, ou seja, graças a eles você conseguirá comprar ou vender criptomoedas a qualquer momento, pois sempre haverá um trader comprando ou vendendo criptomoeda.

Também é possível automatizar essa tarefa utilizando robôs de trade.Você pode configurar na exchange de sua preferência e o robô irá executar ordens automaticamente de acordo com a programação realizada e os ajustes definidos por você, mas, nem tudo são flores, bons robôs são difíceis senão impossíveis de serem encontrados a um custo baixo.


Quais as desvantagens do trade?

Trade é uma tarefa complexa, e para ter sucesso, é necessário ter total conhecimento do assunto, você precisará conhecer todos os conceitos e indicadores de Análise Gráfica para aumentar sua taxa de sucesso. O aprendizado sobre a análise gráfica deverá ser constante, mas além disso o Trader deverá desenvolver um forte controle emocional para ter sucesso sustentável com trade.

Outro ponto a considerar são as taxas de transação. Sempre que você comprar ou vender uma criptomoeda você irá pagar para a exchange uma taxa. Geralmente estas taxas giram em torno de 0.5% por transação. Na prática, isso significa que para você ter lucro com um trade você precisará primeiro superar as taxas pagas, que somadas (taxa de compra + taxa de venda), serão em torno de 1%.

Trade não é uma boa estratégia para acumulação de capital, fonte de renda passiva ou investimento. Ao contrário do que muitos dizem por aí, trade não se enquadra na categoria de investimento, e sim, pode ser considerado uma trabalho como qualquer outro, isso, por que você só terá retornos se estiver operando (e acertando), a partir do momento que deixe de operar, você deixará de ganhar.

Em resumo, trade é uma tarefa que pode ser rentável no curto prazo, mas nunca será um investimento de longo prazo. É um trabalho como qualquer outro, que exige muito estudo e dedicação para alcançar bons resultados. Já escrevemos um artigo onde comparamos 4 estratégias de investimento em Bitcoin, dá uma conferida lá, e veja qual melhor se encaixa com seu perfil e interesse.

Pedro Camara

CTO, Desenvolvedor Full-stack