Quer receber conteúdos de alto impacto?

Faça como dezenas de investidores, deixe seu email e receba nossos conteúdos diretamente no seu email.

Seu cadastro na newsletter foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

O que é e como fazer hold de criptomoedas?

Criptomoedas

Escrito por

Lorenzo Frazzon

em

7

de

Nov

de

2019

TOPO
O que é e como fazer hold de criptomoedas?

Ao iniciar no mundo dos investimentos nos deparamos com milhares de termos e estratégias que podem assustar à primeira vista. Neste artigo vamos falar de uma das mais utilizadas no mercado de criptomoedas, o "Buy and Hold", você já ouviu falar dela?

Muito popular no mercado financeiro tradicional e que já formou alguns bilionários no mundo das criptomoedas, como os “Gêmeos do Facebook”, por exemplo. Interessado? Se você quer saber o que é "buy and hold" e se vale a pena utilizar essa estratégia, você está no lugar certo, basta continuar a leitura!

O que é hold de criptomoedas?

Hold de criptomoedas, também conhecido como "buy and hold", é uma das várias estratégias possíveis para atuar no mercado de criptomoedas e provavelmente a mais fácil e intuitiva para começar a investir em criptomoedas.

É uma estratégia de longo prazo, consiste em apenas comprar e guardar criptomoedas. Quem a adota, geralmente compra todo mês uma quantidade de criptomoedas e as guarda para o utilizar no futuro. Há quem faça isso esperando por uma grande valorização no futuro e quem acredite que o Bitcoin irá substituir as moedas atuais.

No entanto, ainda são necessários alguns cuidados, e o principal deles é saber escolher bons projetos, que tenham uma boa perspectiva para o futuro, além de diversificar comprando vários projetos bons para fazer parte de sua carteira. Isso pode ser a diferença entre obter lucro ou ficar no prejuízo.


Curiosidade: Hold ou Hodl?

O termo HODL é bastante conhecido entre os investidores e entusiastas das criptomoedas, teve origem em dezembro de 2013 em um post no Forum Bitcointalk (uma comunidade utilizada por entusiastas da tecnologia) quando um usuário aparentemente bêbado criou um tópico com o título "I AM HODLING", quando o termo correto seria "I AM HOLDING".

No post, ele se intitula como um trader ruim, incapaz de acertar os topos e os fundos do mercado, além de enfatizar que é uma tarefa difícil e muito trabalhosa analisar o mercado diariamente. Por esse motivo, ele adotou a estratégia HOLD para suas compras, e ainda criou (talvez sem querer) um termo clássico no mercado, o HODL.

Hodl!

Desde então, o termo ganhou o mundo das criptos, e hoje é utilizado por todos que compram criptomoedas e não as vendem, independente da circunstância. HODL!


Como fazer Hold de Criptomoedas?

O hold é aconselhado de ser feito quando se acredita no potencial de uma criptomoeda, em primeiro lugar é preciso aguentar as oscilações de curto prazo, sendo necessário paciência, pois a visão é de lucro em médio e longo prazo.

Ao optar pela estratégia hold é importante pensar em reduzir a exposição ao risco, e uma maneira de fazer isso é com a diversificação do seu portfólio. Para isso, você vai precisar analisar o mercado em busca dos melhores projetos, uma análise que vai muito além de preço. Algumas métricas importantes a serem consideradas são: adoção da moeda, poder de processamento da rede, número de transações por dia, cenário econômico, engajamento da comunidade, etc.

Mas se isso tudo ainda é muita coisa para você, basta escolher uma das estratégias da Investtor. Nossas estratégias foram criadas por nossos especialistas, que analisam diariamente o mercado em busca dos projetos mais promissores, e depois, agruparam em pacotes para facilitar a tomada de decisão. Basta escolher uma ou mais estratégias que estejam de acordo com seu perfil e interesses.

Qual é a vantagem de fazer hold?

Optar pelo hold trará uma série de benefícios para você. Abaixo, vamos listar 3 deles, mas a lista vai muito além disso:


1. É uma metodologia simples e fácil 

Um dos maiores medos dos investidores iniciantes é justamente não possuir o conhecimento técnico suficiente para operar no mercado, mas se analisarmos a estratégia “hold de criptomoedas”, acaba sendo muito simples, visto que, você deve apenas comprar e “esquecer que a moeda existe em sua carteira”.


2. Evita preocupações no curto prazo

Já falamos em outro artigo sobre a volatilidade do Bitcoin, é um tema que pode deixar nervoso até mesmo o mais perito dos traders. Mas isso não é um problema para quem opta pelo hold de criptomoedas, por ser uma estratégia de longo prazo, não é necessário se preocupar com as oscilações diárias, pelo contrário, uma queda no preço passa a ser oportunidade pois podemos comprar mais Bitcoin por um preço mais baixo.


3. Não demanda horas a fio de estudos e análises

O fato de você optar pelo hold de criptomoedas ajuda a poupar tempo. Isso porque você não tem que ficar monitorando os seus investimentos todos os dias como um trader, na realidade, a frequência que você observa os seus investimentos é mínima (até aconselhamos que seja assim). Isso significa que você pode utilizar o seu tempo em outras atividades importantes em sua vida.


Qual a desvantagem de fazer hold?

Bom, como nem tudo são flores, também vale citar que a estratégia de hold de criptomoedas também possui algumas desvantagens, vamos citar as 2 mais relevantes:


1. O projeto investido não ter sucesso

Algo que pode acontecer com alguém que optou em realizar o hold de uma criptomoeda é ter superestimado o valor da criptomoeda. Muitos projetos de criptomoedas prometem resolver problemas, mas, por muitos fatores, cerca de 90% deles não alcançam o sucesso e os motivos são inúmeros, desde a falta de adoção ou um time desqualificado. Aqui vemos o valor de uma análise bem feita.


2. Deixar de ganhar no curto prazo

Criptomoedas são um ótimo ativo para traders. Traders profissionais, que se dedicam diariamente a essa atividade encontram nas criptomoedas ótimas oportunidades para aproveitar os movimentos de curto prazo e conseguem aproveitar cada alta acumulando lucros diariamente. Porém, como já falamos aqui, fazer trade é uma tarefa que requer muita dedicação e conhecimento. Será preciso ter um ótimo controle emocional nos momentos em que as coisas não irem muito bem.


Principais moedas para fazer hold

Quando falamamos sobre hold de criptomoedas, torna-se muito complicado encontrar projetos que realmente valham a pena investir, mas vale a dica, das 3 principais moedas no qual seria interessante você cogitar colocar em seu portfólio: Bitcoin, Ripple (XRP) e Ethereum.


Trade x Hold

Diferente do hold de criptomoedas, o trade é uma atividade de curto prazo. Um trade está sempre buscando oportunidades para lucrar rapidamente em um curto período, mas em contrapartida, também estará muito mais exposto ao risco do que um investidor de longo prazo.

Um estudo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) intitulado “É possível viver de day-trade?” Destrói todas as histórias e ilusões daqueles que acreditam nisso. O estudo  mostra que menos de 1% dos participantes da pesquisa ganha mais de 300 reais por dia.

Outro ponto levantado nesta pesquisa revela a verdade que ninguém diz: os traders pioram com o tempo, ao contrário do que é dito no mercado. Isso é completamente contra-intuitivo para a atividade real.

Por isso, acreditamos que o hold de criptomoedas seja uma melhor opção para diversificação de investimentos, sendo mais realista para a maioria das pessoas que tem outra profissão e não podem ter uma dedicação diária para a atividade.


Vamos começar agora?

Criar uma conta é muito fácil, faça seu cadastro em poucos minutos e conheça nossa plataforma. Com apenas 100 reais já é possível começar a investir. Além de ser a maneira mais fácil de comprar criptomoedas no Brasil, você tem a certeza de que está investindo nos melhores projetos de criptomoedas do mercado. Invista no seu futuro, faça HODL com a Investtor.

Lorenzo Frazzon

CSO, Economista