Entendendo o que são ICOs

Passo a passo

Escrito por

Lorenzo Frazzon

em

14

de

Sep

de

2018

ICO é a abreviação de 'Initial Coin Offering', um mecanismo de captação de recursos para projetos que explodiu em popularidade em 2017.

Simplificando bastante, podemos dizer que é similar a uma campanha de crowdfunding. Um ICO permite que empreendedores levantem recursos para projetos na fase da ideia mesmo, dando aos investidores uma oportunidade inicial para comprar tokens antes do produto sequer existir.

Em nosso ponto de vista, o grande aspecto revolucionário de um ICO é a descentralização. No universo tradicional de investimento em startups, só conseguem participar de rodadas de investimentos alguns poucos investidores capazes de fazer aportes muito expressivos, na casa de centenas de milhares de reais. Um ICO, por outro lado, permite que qualquer pessoa consiga investir em projetos nascentes com qualquer quantia usando criptomoedas.

Após a captação dos fundos, o projeto então é iniciado. Se ele crescer e se tornar bem sucedido, o valor dos tokens emitidos durante o ICO tende a aumentar e os primeiros compradores podem vendê-los para outras pessoas com bons lucros.

ICOs representam uma grande inovação no mercado financeiro, mas são bastante polêmicos. O mundo todo está debatendo a regulamentação dos ICOs pois já existem muitos casos onde pessoas mal intencionadas, se passando por empreendedores sérios, estão usando deste mecanismo para enganar investidores pouco informados.

Mas fique tranquilo. Nosso time de especialistas do Investtor mantém o olho no mercado para selecionar para você somente os projetos que realmente são confiáveis e bem estruturados.

Lorenzo Frazzon

CEO e Analista de Investimentos