Quer receber conteúdos de alto impacto?

Faça como dezenas de investidores, deixe seu email e receba nossos conteúdos diretamente no seu email.

Seu cadastro na newsletter foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

Como e por que investir em criptomoedas?

Criptomoedas

Escrito por

Pedro Camara

em

18

de

Jul

de

2019

MEIO


Há muitas maneiras de comprar e investir em criptomoedas no Brasil. As formas mais comuns são comprar em Exchanges de criptomoedas, ou diretamente de outras pessoas pelo método "peer-to-peer". 

Vou explicar os pontos fortes e fracos desses dois modelos e em seguida compará-los com a Investtor, no final desse artigo, você será capaz de escolher qual a opção mais adequada ao seu perfil.

Peer-to-peer ou "de pessoa para pessoa"

As criptomoedas possuem um grande diferencial se comparadas a qualquer outra moeda utilizada no mundo: elas são descentralizadas, ou seja, não são controladas por nenhuma organização ou governo, como é o caso do Real brasileiro. 

Essa vantagem dá as criptomoedas o poder de serem negociadas com qualquer pessoa do mundo, sem que haja a necessidade de um intermediário, como um banco, por exemplo.

Para comprar ou investir em criptomoedas dessa maneira, você precisará encontrar outra pessoa, disposta a vender para você as criptomoedas, e então negociar o preço e a forma de pagamento, que poderá ser depósito bancário, cartão de crédito ou ainda realizar o pagamento pessoalmente.

No entanto, depois de realizada a compra, você deverá ter uma carteira de criptomoedas para poder receber sua criptomoeda. Nesse momento, todo cuidado é pouco, você precisa estar muito atento a segurança e consciente do que está fazendo. Caso escolha uma carteira ruim ou perca o acesso a ela, você poderá perder suas criptomoedas para sempre. 

Tipos de carteiras de criptomoedas

Hot wallets: ou carteiras quentes, são carteiras de criptomoedas conectadas a internet. Esse tipo de carteira permite a utilização das criptomoedas no dia-a-dia. Já falamos sobre algumas delas em nosso blog:

Cold wallets: ou carteiras frias, são carteiras não conectadas a internet, são geralmente utilizadas para guardar grandes valores em criptomoedas e sob a proteção de ataques hackers - suas criptomoedas ficarão guardadas nesse tipo de carteira na Investtor.

Esses dois tipos ainda se dividem em vários outros, mas deixaremos esse assunto para outra discussão.

Mas não se preocupe com isso agora, já existem soluções para esse problema, pensando nisso, vamos conhecer a segunda maneira mais comum de comprar e investir em criptomoedas, as Exchanges.

Exchanges de criptomoedas

Com o objetivo de facilitar as negociações entre as pessoas, foram criadas as Exchanges ou Corretoras de criptomoedas. Você continuará comprando de outras pessoas, mas nesse caso, a negociação será intermediada pela exchange.

Para realizar a compra de criptomoedas em uma exchange, primeiro você deve realizar seu cadastro. Muitas delas irão solicitar o envio de documentos para verificar sua identidade. Após aprovado seu cadastro, basta realizar uma transferência bancária do valor desejado e realizar a compra.

Além de ser mais fácil realizar a compra em uma exchange, comparando ao modelo peer-to-peer, também é mais simples guardar suas criptomoedas. Você não precisará criar uma carteira de criptomoedas para começar, você pode deixar para pensar nisso mais tarde - mas lembre-se: nunca deixe grandes valores nas exchanges, apenas o mínimo necessário. Por que digo isso? Exchanges estão sujeitas a ataques de hackers, e muitas delas, não garantem os recursos em caso de roubo.

Há muitos pontos positivos em utilizar uma exchange, mas usuários iniciantes geralmente têm problemas e dificuldade para utilizar essas plataformas. Isso acontece porque a maioria das exchanges não foca na experiência do usuário, e muitas vezes as pessoas acabam desistindo da compra por não entenderem o funcionamento.

Mas você pode respirar aliviado. Apesar de parecer muito complicado e arriscado, a Investtor existe para resolver esses problemas e facilitar a vida de quem deseja começar a investir em Bitcoin e criptomoedas.


O que é a Investtor?

A maneira mais fácil e segura para comprar criptomoedas no Brasil. A Investtor foi criada a partir da necessidade de nossos clientes: comprar e investir em criptomoedas de maneira rápida e fácil, sem precisar se preocupar com todos os detalhes técnicos necessários, pois nosso time de especialistas cuida de tudo isso para você.

Para comprar criptomoedas na Investtor, basta realizar o seu cadastro na plataforma, escolher uma estratégia e informar um depósito. Você receberá os detalhes para onde realizar a transferência. Assim que identificado seu depósito será mostrado seu saldo em criptomoedas na plataforma, simples assim.

Mas aí você me pergunta, e a segurança? Onde estão minhas criptomoedas? Nosso time de especialistas se preocupou bastante em construir uma plataforma segura e sem riscos para quem deseja começar a investir. Suas criptomoedas ficarão seguras nas carteiras off-line da Investtor, protegida dos hackers e seguras em nossos cofres.

Para assegurar um nível de conforto ainda maior a você, criamos o primeiro “Fundo de Segurança em Criptomoedas do Brasil”, o que apelidamos de FSC. Com isso, você pode investir com a certeza de que suas moedas estão bem guardadas e você não ficará de fora do Bitcoin por não saber por onde começar.


Considerações finais

Começar algo novo sempre demanda muito estudo e dedicação, e isso envolve ainda mais entendimento quando envolve nosso dinheiro, afinal ninguém gosta de perder dinheiro, não é mesmo?

Para começar a comprar criptomoedas com segurança nos modos tradicionais, o peer-to-peer ou em exchanges, que expliquei há pouco, você precisará entender e conhecer muitos termos técnicos, técnicas de segurança para guardar suas criptomoedas, e ainda se preocupar se está prestes a cair em um golpe. Um trabalho que exige muito tempo e dedicação.

Se você, assim como a maioria dos brasileiros que vive sem tempo, não conseguiu ainda entender o que são criptomoedas e não quer arriscar seu dinheiro, a Investtor é para você. Aqui, na Investtor, você poderá investir com a tranquilidade. Seu dinheiro estará seguro, e você tem a certeza que não ficará de fora dessa revolução tecnológica. 


Sobre a Investtor

A Investtor foi criada com o objetivo de tornar o investimento em criptomoedas acessível a todos que desejam investir, tudo isso sem precisar dedicar horas do seu dia estudando tudo que é necessário para não arriscar seu dinheiro. Quem cuida de tudo isso para você é o nosso time de especialistas.

Pedro Camara

CTO, Desenvolvedor Full-stack