Quer receber conteúdos de alto impacto?

Faça como dezenas de investidores, deixe seu email e receba nossos conteúdos diretamente no seu email.

Seu cadastro na newsletter foi realizado com sucesso! Fique ligado nos nossos e-mails 📩
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

4 Estratégias para vencer com Bitcoin e Criptomoedas

Estratégia

Escrito por

Lorenzo Frazzon

em

12

de

Dec

de

2018

TOPO

A facilidade para iniciar um investimento em Bitcoin gerou uma grande democratização de acesso à investimentos de altíssima rentabilidade antes reservados somente à investidores de grandes patrimônios.

Porém, a euforia desta grande oportunidade também trouxe uma consequência preocupante: muitas pessoas estão assumindo riscos desnecessários em seus investimentos. Muitas vezes, a falta de conhecimento sobre os comportamentos deste mercado e fatores de risco em cada caminho de investimento deixam os novos investidores a ver navios quando se deparam com um insucesso em seus investimentos.

Por isso, antes de começar nesse mercado, é muito importante que o investidor se questione: Como vou investir? Quanto tempo quero dedicar a isso? O que me atrai neste mercado? O valor investido vai me fazer falta? Eu suporto quedas bruscas no valor dos meus investimentos?

Após anos de estudo sobre este mercado e centenas de sessões de orientação a investidores de diversos níveis, vamos compartilhar com você agora as quatro estratégias vencedoras para investimentos em Bitcoin e Criptomoedas:

- Acumulação de Bitcoin.
- Investir em projetos consolidados.
- Investir em projetos novos ou com baixo valor de mercado.
- Operar trades e seguir sinais.

Cada uma possui suas características próprias, pontos fortes e fracos. Nas próximas páginas você será capaz de entendê-las melhor e encontrar aquela que melhor se adapta ao seu perfil e objetivo. Vamos lá!

Estratégia 1: acumulação de Bitcoin

Estratégia Bitcoin (Projetado por Vectorpocket - Freepik.com)

Comprar Bitcoin é a primeira decisão tomada por 99,9 % dos investidores em criptomoedas. Muitos acabam ficando por aí mesmo, deixando de lado a possibilidade de investir em outras criptomoedas.

Esta, na realidade, é uma estratégia defendida por Bitcoin Maximalistas, que adotam este caminho acreditando que o Bitcoin será a única criptomoeda a existir no longo prazo.Investidores que propagam esse modo de investir geralmente são pessoas ganharam muito dinheiro comprando e simplesmente mantendo os Bitcoins comprados parados em sua carteira desde os anos de 2012/2013.

Seguindo essa estratégia, estes investidores viram seu dinheiro multiplicar em até 65 vezesaté o momento.Como o Bitcoin foi a primeira criptomoeda lançada, junto com ele nasceu a filosofia do dinheiro sem controle estatal, descentralizado, com um sistema comprovadamente resistente à censura,  que já passou por muitos testes e continua funcionando plenamente.

Esta filosofia foi abraçada nos últimos anos por grandes nomes influentes em empreendedorismo e investimentos. Por exemplo: Jack Dorsey, Co-fundador do Twitter e do Stripe, recentemente afirmou que o Bitcoin será a única moeda mundial no prazo de 10 anos.

Pontos positivos

É uma estratégia fácil de executar e gerenciar. Basta comprar Bitcoins em uma exchange brasileira e depois enviar para sua própria wallet.

Para quem pensa na acumulação gradual de patrimônio, visando o longo prazo, gostamos de usar o método de compras parciais pensando em uma estratégia de preço médio, ou seja: compre um pouquinho todos os meses, independente se o preço oscilou um pouco para baixo ou para cima, no fim, sua média com certeza será um bom preço.

Não tente adivinhar fundos (momentos em que os preços são os mais baixos possíveis). Investindo de forma consciente e disciplinada.

O processo de acumulação de patrimônio será gradual e consistente.Para saber mais sobre como realizar estes procedimentos de compra e armazenamento, confira nossos cursos gratuitos no App do Investtor.

Bitcoin é o ativo mais representativo do mercado de criptomoedas. É o protocolo mais robusto e mais testado até o momento, também possuindo a comunidade mais desenvolvida e engajada. Todos estes fatores mitigam muitos riscos e fazem dessa uma estratégia interessante para investidores que buscam uma entrada mais tranquila neste universo.

Pontos negativos

Concentrar investimentos em uma única moeda expõe o investidor a uma dependência do sucesso no desenvolvimento técnico do Bitcoin. Apesar de ser o ecossistema mais robusto, funcionando há 10 anos de forma ininterrupta, não podemos negar os riscos específicos do projeto sofrer com algum evento negativo.

Outro ponto negativo desta estratégia é a limitação dos ganhos ao desempenho de uma só criptomoeda. Investir em uma criptomoeda só, mesmo que seja o Bitcoin, nos deixa expostos ao risco de ocorrer um problema somente com o ele, como por exemplo (mesmo que seja improvável), a rede do Bitcoin congestionar ao ponto de haja uma migração em peso para o Bitcoin Cash. Diversificar reduz esse risco.

Em resumo

Essa é uma estratégia para quem acredita que o Bitcoin vai ser a criptomoeda dominante.

Muitos investidores defendem que ela pode voltar a representar mais de 80% do mercado em algum momento no futuro.Mesmo que o Bitcoin não volte a esses níveis de dominância, ele deve manter uma representatividade de pelo menos 35% - 40%, o que já é muito relevante.

Sua volatilidade também deve reduzir ao longo do tempo. Por isso, aqueles investidores que buscam uma exposição simples e sólida ao mundo das criptomoedas podem usar essa estratégia.

Extra: atenção redobrada com serviços que prometem lucros com seus Bitcoins

Alternativas para potencializar os investimentos em Bitcoin é a realização de arbitragem entre exchanges, operações de trading somente de Bitcoin ou a realização de negociações P2P.

Mas é importante frisar que todas estas atividades implicam em grandes riscos e investimento de tempo. Existem serviços de arbitragem e robôs de investimentos que prometem rentabilizar seus Bitcoins, mas atenção: tenha muito cuidado com a oferta desses serviços.

Existem muitas promessas milagrosas de investimento no mercado, mas no fundo são fraudes ou esquemas de pirâmide!

Existem alguns poucos serviços profissionais e sérios desse tipo, mas tenha em mente que garantia de rendimento mensal NÃO EXISTE.

Empresas que prometem rendimentos mensais provavelmente estão usando argumentos falsos para atrair investidores despreparados.Avalie se a empresa é séria, seu histórico, quem faz parte da equipe, pergunte a outros usuários da plataforma.

Cerque-se da maior quantidade de informação possível. Se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a equipe do Investtor em nosso canal no telegram.

Estratégia 2: investir em projetos consolidados

Como investir em criptomoedas

Investir somente no Bitcoin pode ser uma estratégia interessante, mas fazendo isso, podemos deixar de investir em outros projetos sólidos com bom potencial de valorização. Por exemplo: hoje as dez maiores criptomoedas em valor de mercado representam algo em torno de 80% de todo mercado de criptomoedas.

Diversificar investimentos entre elas seria interessante para ganhar exposição à bons projetos como Ethereum, Ripple, Litecoin, Stellar e Monero. Diversas estimativas de renomados pesquisadores preveem que o Bitcoin pode valorizar mais de 1.000% nos próximos 5 anos.

Isso é fantástico! Mas e seu te disser que existem moedas com potencial de valorização ainda maior?

Uma moeda que analisei este ano, já consolidada entre os maiores cripto-ativos e reconhecida por sua qualidade, pode valorizar mais de 15.000% em 5 anos. Se você lamenta não ter investido no Bitcoin 5 anos atrás, esta pode ser sua segunda chance de multiplicar seu patrimônio.

Essa é a uma estratégia muito difundida entre grandes investidores que já conhecem o mercado de investimentos tradicional, prezando pela solidez dos projetos e liquidez para operar em tais ativos.

Ponto positivo

Além de diversificar melhor, o investidor somente se expõem à projetos consolidados e bem difundidos no mercado, trazendo maior tranquilidade.

Cripto-ativos com alto valor de participação no mercado e liquidez elevada tendem a negociar a um preço mais justo, além de serem avaliados de forma mais rigorosa pelo mercado.

Ponto negativo

A montagem de um portfólio diversificado é um processo que vai demandar algum tempo e, principalmente, alguns cuidados importantes. Provavelmente será necessário abrir conta em duas ou mais exchanges, além de providenciar wallets seguras para cada moeda.

Outro ponto negativo é que esta estratégia apresenta um potencial de ganhos menor que outras. Cripto ativos já consolidados de grande capitalização tendem a apresentar uma limitação de crescimento, uma vez que já passaram das fases iniciais de crescimento exponencial.

Em resumo

Quem acredita em outras criptomoedas e quer ter exposição a cripto ativos reconhecidamente sólidos e com potencial de rendimento acima do Bitcoin sem ter que se envolver com muita pesquisa e maiores riscos, deve utilizar esta estratégia. Existem projetos sólidos e com tecnologias muito disruptivas que podem valorizar muito nos próximos anos.

Essa estratégia apesar de diversificar ainda possui um grande parte da alocação em Bitcoin. O tempo investido inicialmente investido na montagem do portfólio pode trazer uma grande recompensa no futuro.

Estratégia 3: investir em projetos novos ou com baixo valor de mercado

Moonshot Coins

Esse tipo de estratégia é uma das mais procuradas. Tenho certeza que você já se perguntou: qual será o próximo Bitcoin? Qual moeda hoje vale poucos centavos, mas pode valorizar muito?

Aqui, os erros dos investidores iniciantes começam a ficar mais visíveis: ao procurar “potes de ouro”, muitos acabam entrando em furadas.

Apesar de serem parecidos, os dois gráficos a seguir são de criptomoedas diferentes, Stellar e Nano. Elas possuem a forte valorização como algo em comum, além de serem dois projetos bastante  interessantes.

O Stellar somente de abril de 2017 a janeiro de 2018 valorizou 22,250.00% e de outubro de 2017 a janeiro de 2018 subiu 6.500,00%.


Gráfico da criptomoeda Stellar

A moeda Nano somente de novembro de 2017 a janeiro de 2018 subiu 22.500%. Neste caso, durante 2 anos o projeto mal possuía negociações em sua rede. Porém quando os investidores começaram ver valor no projeto a corrida para comprar fez com que o preço disparasse.


Gráfico da criptomoeda Nano

Como é impossível saber quais projetos irão ter forte valorização, precisamos criar filtros criteriosos e questionar a viabilidade dos projetos. É extremamente importante avaliar equipe, seu roadmap e tecnologia, além de entender se o projeto está se propondo a resolver uma necessidade real no mundo.

Hoje existem muitos projetos com valor de mercado em torno de US$ 1 milhão a 50 milhões, considerados valores ainda pequenos. O grande segredo desta estratégia é conseguir identificar quais projetos têm as características adequadas para decolar e alcançar valores na casa de US$ 200/300/400/500 milhões.

Responder às seguintes questões ajuda nesse processo de reflexão:

- Qual é o grande problema que o projeto resolve no mundo?
- Quem são seus clientes?
- Qual é o tamanho do mercado que o projeto se propõe a atender?
- Quantos clientes pagantes eles precisam ter para que o projeto consiga alcançar sustentabilidade econômica e, mais que isso, gerar valor suficiente para recompensar os investidores?
- Quais são as características únicas que diferenciam este projeto de todos os outros concorrentes?
- Quais barreiras únicas de entrada este projeto possui para defender uma posição de vantagem no mercado?
- O time tem as competências necessárias para entregar o que estão prometendo?

Gostamos de dizer que esse tipo de estratégia de investimento é semelhante ao que fazem os investidores de startups, uma vez que são projetos novos que frequentemente não possuem nem mesmo um produto pronto. Apesar do risco ser alto, o potencial de retorno também é muito elevado.

Ponto positivo

Diversificação e exposição à possibilidade de altos retornos é o grande ponto positivo desta estratégia. A diversificação sugerida neste tipo de portfólio é realmente grande. Pode-se chegar a possuir algo entre 20 e 30 cripto ativos no portfólio para uma boa diversificação.

O grande segredo aqui vai ser colocar pouco dinheiro e esperar um retorno exponencial, algo que pode levar meses ou anos para acontecer. O importante será fazer um acompanhamento regular do desenvolvimento dos projetos investidos.

Ponto negativo

Um grande desafio neste tipo de estratégia é a montagem do portfólio e o acompanhamento dele. Muitas vezes pode ser necessário o uso de exchanges pequenas e um pouco duvidosas, haja visto que muitos projetos não conseguem entrar nas maiores exchanges.  

Outro ponto negativo deste tipo de investimento é o risco de entrar em scams (projeto maliciosos). A febre dos ICOs de 2017 ainda segue muito forte. No entanto, cada vez mais projetos maliciosos estão conseguindo atraem investidores novatos usando muito marketing e pouco conteúdo.

Em resumo

Os investidores que decidirem seguir esta estratégia precisam pesquisar bastante (ou seguir as orientações do Investtor), afinal, são mais de 2.000 criptomoedas disponíveis no mercado. Grande parte delas não possui viabilidade ou qualquer chance de sucesso.

Esta estratégia é sugerida para investidores com perfil pesquisador e com tempo para se dedicar ao acompanhamento constante, pelo menos mensal, dos projetos investidos.

Outro ponto é que devemos investir pouco em diversos projetos, errar e perder em algumas escolhas será altamente provável, mas aqueles projetos em que acertarmos certamente irão compensar e trazer grandes lucros.

Quem quer poupar tempo e ter a possibilidade de obter grandes chances de lucro, pode contar com o apoio de nossa equipe de pesquisa que está sempre buscando os melhores projetos para você investir com sucesso.

Estratégia 4: fazer trades e seguir sinais

Gráfico de preço Bitcoin

Essa é a estratégia que muitas pessoas querem seguir, influenciadas pelos casos de ganhos propagados na internet, principalmente por Youtubers. Este é o caminho da ilusão para muitas pessoas, uma vez que a promessa tentadora de ganhos fáceis e rápidos no mundo trading cria enormes expectativas com pouquíssimas chances de sucesso.

Operar trades requer a dedicação de um emprego em tempo integral. Você precisa de estudo, acompanhamento constante e muita força mental.Algumas pessoas gostam e tem muito sucesso utilizando esta estratégia, porém digo com convicção: essa não é a única estratégia que você deve seguir. Ela é cheia de obstáculos e aprendizados.

Utilize ela para tentar rentabilizar melhor seu patrimônio, porém não utilize com o objetivo de somente “querer ganhar muito dinheiro”.

Ponto positivo

Aproveitar movimentos de curto prazo e potencializar os ganhos de estratégias de acumulação. É possível unir as duas estratégias, porém é necessário muito controle pessoal para colocar isso em prática.

Outro ponto positivo é se proteger de fortes movimentos de queda em curto prazo. Geralmente o trader tenta limitar suas perdas e evita operar contra a tendência dominante. Em momentos que envolve muita técnica (e uma boa dose de sorte), isso pode levar o trader a ficar fora do mercado em momentos de indefinição.

Ponto negativo

É preciso dedicar muito tempo e estudo para fazer trades. Como o mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, não podemos descuidar dos pontos de entrada e saída das operações. Stops programados são importantíssimos. Além disso, robôs traders podem ajudar na execução das estratégias.

Outro ponto que é delicado e precisa ser analisado são os fatores psicológicos para respeitar os pontos de entrada e saída. Muitas vezes é preciso encerrar operações e aceitar perdas.

Em resumo

Essa estratégia deve, prioritariamente, ser usada por aqueles investidores que já estudaram bastante e possuem tempo para acompanhar o mercado diariamente. Além disso, ela nunca deve ser a única forma de investimento no mundo das criptomoedas. Ela é um complemento para outras estratégias de longo prazo.

Ao investir dessa forma, sua base de decisão é a variação dos preços, e os preços, consequentemente, são reflexos da qualidade e sustentabilidade dos projetos. Primeiro é recomendado investir em bons projetos, e depois buscar melhorar a rentabilidade usando estratégias de trade.

Para os investidores que possuem esse perfil agressivo, o Investtor simplifica essa trabalheira e traz indicações detalhadas de trade com todas as informações necessárias para operar com sucesso: o momento de entrada, a estimativa de lucro, gestão de riscos e momento de sair para garantir seus lucros.

Como colocar em prática?

Após uma avaliação do seu perfil e definição de seus objetivos, você pode e até mesmo deverá usar mais de uma estratégia. Será natural começar com a estratégia básica de acumulação de Bitcoin. Este primeiro passo servirá principalmente para entender se a volatilidade do mercado não irá tirar seu sono.

Também nesta fase é importante iniciar os estudos para se ter uma compreensão básica da tecnologia por trás das criptomoedas. Compreender como Blockchain e o Bitcoin estão mudando a forma das pessoas realizarem transações é fascinante.

Depois de aprender a navegar com segurança no mundo das criptomoedas e comprar sua primeira criptomoeda, coloque como objetivo acumular um valor em Bitcoin. Esses Bitcoins serão a base de seu portfólio. Depois, busque estruturar uma carteira sólida e mais diversificada com bons projetos já consolidados.

Por último, se for um caminho adequado para seu perfil, você pode tentar lucrar mais no curto prazo (e correr mais risco também) no mundo do trading. Mas sempre mantenha o pé no chão. Não queira ficar rico do dia para noite. Invista sempre com foco no aumento de patrimônio no longo prazo.

O segredo para ter sucesso nos investimentos em criptomoedas é entender qual é a estratégia que deixará você mais tranquilo para investir. Nunca podemos esquecer que a possibilidade ganhos de maiores sempre estará atrelada à riscos maiores também.

Nós aqui no Investtor trazemos uma experiência multidisciplinar para esse universo, além de uma experiência prática tanto no mundo dos investimento tradicionais quanto no universo de criptomoedas. Nosso objetivo é empoderar novos investidores para saibam o que estão fazendo e se sintam confortáveis com essa nova forma de investimento.

Lorenzo Frazzon

CSO, Economista